top of page
  • Foto do escritorRegina Mota

Vestibular? Enem? Concurso? "Um papel, muitas ideias", Regina Mota

Neste momento, a produção de texto faz você perder o sono? Quantas perguntas. Posso imaginar as suas dúvidas, expectativas. Você dá um show em Física, Matemática, Geografia e outras disciplinas, mas isso não é o suficiente para “arrasar” na redação. O que fazer?


Todos torcem para que você seja aprovado. Você também. Entretanto, o seu problema é que desaparecem as palavras para representar as ideias que estão aí, lógico, na sua cabeça. Dúvidas. Mistério. Qual será o assunto? Ideia! Ela não deve ser brilhante só na sua cabeça. Escreva com clareza. Leia. Você precisa ler. Eu sei, você também sabe disso. Mas ler o quê? Leia jornais, revistas, clássicos da literatura, crônicas. Você precisa aprimorar as habilidades de leitura e escrita. Pense sobre um assunto, levante ideias, selecione informações, delimite. É preferível desenvolver poucas ideias e aprofundá-las a escrever um texto solto. Pense: seu texto não poderá ser uma coleção de frases isoladas, sem sentido.


Escrever é trabalhoso, mas compensa. É como tecer uma colcha de retalhos, uma amizade, um amor. Precisa encantamento, vontade, disciplina, disponibilidade, persistência. Escrever e reescrever o seu texto. Procure compartilhar seu conhecimento de mundo com o leitor.


Que tipo de texto irá produzir? Qual o seu ponto de vista a respeito do assunto? Pense, planeje, escreva argumentos convincentes e leve em consideração as diferenças entre língua oral e língua escrita. Para ser agradável, o texto deve ter clareza de raciocínio, ideias bem organizadas, coerentes, objetivas, com correção linguística e vocabulário simples. Elimine do seu texto chavões, frases feitas, impropriedade vocabular, expressões vagas, ambiguidades, incorreção gramatical.


Há vinte anos corrijo redação de vestibular. Leia algumas frases consideradas inadequadas para um bom texto dissertativo; elas foram colhidas dos textos que leio. “é bom descançar no bulcolismo do campo com pássaros ruivando...” , “A população é toda constituída de ladrões e prostitutas.”, “Desde o início do universo o tempo não parou ou atrasou. Ele prossegue sempre em frente sem pressa, sem demora, no tempo certo sempre.”Quando estamos a sós, apenas conosco...”, “O riachinho flui gostosamente analisando as pedras.”, “Tantos planos se foram pelo telefone...”, “As flores isolam perfume que encantam o beija-flor.” “Temos vários meios de comunicação, entre eles usa-se geralmente o que se destaca mais.” “A linguagem é muito utilizada entre os moradores do universo. Ela está inserida em um contexto de cujo cada pessoa tem a forma de adquirir.”. “O extrez atrapalha a vida do ser humano.”Por que isso é des da época da descumbrição do Brasil. Então dão Banana para o povo.”


Você conseguiu entender essas frases? O que faltou para que tivessem sentido? Clareza, coerência, objetividade, unidade, correção. A ortografia não é um problema tão grave. Vale lembrar que escrever bem vai além das regras de ortografia. Produzir um texto é buscar estabelecer um jogo com o seu leitor, por isso seja verdadeiro e coerente. AGARRE O LEITOR. Pense que você não está sozinho. Leia e escreva bastante. É o caminho.


Adaptação do texto original: Jornal Estado de Minas, 13 de novembro de 2001.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Brinquedo de palavras, Regina Mota

No livro todo sonho é possível: fada, bruxa, patinho feio que se transforma em cisne, princesa adormecida que é acordada por príncipe, que é transformado em sapo, em fera. Basta fechar os olhos. Ou ab

Novembro: início do fim, Regina Mota

A vida é um deserto de histórias: superação. Silêncio quebrado. Na mansão dos mortos, posso erguer o dia, lançar minha alma ao vento. O destino brinca de esconde-esconde. “Quando a Indesejada das gent

Mundo encantado, Regina Mota

Mundo encantado, cantigas de roda, sapequice a toda hora. Momentos mágicos, olhar de alegria, descoberta. Criança cai, levanta, pinta o sete, brinca, alegra, gira, roda e vai ao “tororó” beber água. C

bottom of page