top of page
  • Foto do escritorRegina Mota

Redação 980 - Enem 2018 - Luiza Delgado

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet


O controle da informação é o poder que qualquer monarca absolutista ou ditador deseja ter. Nesse contexto, é possível afirmar que os meios de comunicação promovem tanto a expansão da visão de mundo e a atenuação a realidades segregadas, quanto a alienação dos consumidores dessa mercadoria. Assim, o fomento da internet colabora para que os donos dos veículos de informação detenham o controle das publicações e concentrem o poder de manipulação do comportamento do usuário.

Em primeira análise, constata-se a possível relação da realidade supracitada com a teoria de Karl Marx. Segundo o teórico, a classe dominante impõe ideologias à classe dominada que, por sua vez, encontra-se alienada pela falsa consciência. Dessa forma, essa teoria pode ser aplicada na atualidade, na qual os donos de redes midiáticas tornaram-se detentores de poder e conseguem escolher qual será a informação transmitida para o leitor e como será a abordagem utilizada pelo seu veículo.

Em segunda análise, percebe-se a influência que a internet possui na formação do pensamento crítico da população. Exemplifica-se essa realidade com a eleição do antigo Presidente da República Fernando Collor, na qual a mídia concedeu ampla visibilidade ao candidato, de maneira que se tornou popular com as massas e ganhou a disputa eleitoral. Diante disso, nota-se que a mídia é capaz de induzir o comportamento de seus usuários, principalmente, na internet, que é um dos principais meios de busca de informação, junto com a televisão.

Portanto, cabe ao Governo Federal, órgão responsável pelo bem-estar da população, a criação de um portal na web que aponte veículos tendenciosos a uma ideologia e portadores de notícias falsas. Essa ação deve ser realizada por meio da abertura do site para considerações da população e usando como exemplo a plataforma criada pela Folha de São Paulo, que denuncia notícias falsas. Desse modo, espera-se que a sociedade descubra novas fontes de informação e busque-as para evitar a manipulação do seu comportamento pela internet.

Luiza Delgado C1 = 5 C2 = 5 C3 =4/5 C4 = 5 C5 = 5 /// Parabéns! Que alegria! 980

Estudante de Relações Internacionais - UFMG

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Redação 980 - Victor Augusto - Enem 2020

Tema: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira Em “O Alienista”, ao concluir a obra com o psiquiatra internado na instituição que havia construído para prender “loucos”, Machado

bottom of page