• Regina Mota

Redação 980 - Enem 2018 -Isadora Félix

De acordo com John Locke, filósofo contratualista, a liberdade é um dos direitos inatos do ser humano, sendo dever do Estado assegurá-lo. No entanto, observa-se que no Brasil esse direito não é garantido na prática, haja vista que, devido à existência de sistemas que realizam uma filtragem das preferências dos usuários nas redes, estes possuem a sua opção de escolha manipulada. Nesse sentido, é de fundamental importância que o controle de dados na internet seja uma realidade a ser modificada, a fim de se promover o pleno exercício da liberdade nas redes pelo indivíduo, de forma a extinguir a manipulação.

Vale pontuar, a princípio, que a sociedade do século XXI é marcada pelo excessivo uso da tecnologia, sendo constantemente exposta aos benefícios e malefícios advindos dela. Nesse contexto, o filósofo Michel Foucault utiliza do funcionamento da máquina panóptica para explicar o conceito de vigilância, em que, segundo ele, os indivíduos inseridos no Panóptico, que é uma prisão circular, são constantemente vigiados por um inspetor presente na torre central, mas eles não conseguem vê-lo. De forma análoga, é perceptível que o indivíduo da Era Tecnológica é vigiado nas redes sociais por um suposto cérebro artificial, visto que com o rastreamento do banco de dados do usuário, o perfil dos seus gastos é traçado, para que, dessa forma, ele seja exposto às notícias, propagandas e serviços de seu interesse, beneficiando as empresas que disponibilizam essas informações.

Sob outra perspectiva, é visível que a manipulação do comportamento do usuário acarreta prejuízos para ele. Isso ocorre pois os indivíduos que utilizam as redes sociais possuem o seu gosto moldado, na medida em que não detêm o livre arbítrio para escolherem o que querem ver na internet. Essa ilusão na liberdade de escolha prejudica a forma de pensar do indivíduo que, influenciado pelo o que lhe é apresentado nas redes, pode mudar o seu comportamento e sua forma de consumir. Desse modo, é visível como jovens que apenas apresentam a finalidade de assistir programas e filmes na internet, podem ter seus capitais culturais influenciados por um sistema manipulador.

Diante desse cenário de manipulação do comportamento do usuário, faz-se necessário realizar mudança. Cabe ao Governo Federal criar um programa de combate ao rastreamento de dados dos usuários, por meio de uma fiscalização severa e da criação de uma lei que torne esse ato um crime, estabelecendo uma multa a ser paga por instituições e empresas que tentarem se beneficiar dessa maneira. Além disso, é ideal que sejam realizadas campanhas nas mídias para informarem os indivíduos a respeito dessa realidade. Essas ações terão como finalidade diminuir a manipulação dos usuários, assegurando a liberdade deles, como proposto por John Locke.

C1 = 5 C2 = 5 C3 = 5 C4 = 5 C5 = 4/5

Isadora é aluna de medicina - Ciências Médicas

27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Troca de letras, Denise Lucas

Cebolinha, Troca Letras, Língua “Plesa”. Esses são os apelidos  nem tanto carinhosos que tenho desde a infância. E, até hoje, é assim. Sempre encontro um engraçadinho que diz: “Você fala tão bonitinho

Quer saber mais sobre o curso? Será ótimo falar com você!

Entre em contato via Whatsapp/Telefone: 31 99115 6280 ou envie um email para: contato@cursoreginamota.com.br

 

Rua Alagoas, 1460 - sl 504 - Savassi - Belo Horizonte

A leitura faz a gente girar diferente pelo mundo.