• Regina Mota

Redação 980 - Enem 2018 - Thiago Passos

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Na sociedade contemporânea, percebe-se o desenvolvimento de tecnologias capazes de captar informações sobre as preferências de uma pessoa. O que se observa, no mundo, é o aumento dessa filtragem de dados que torna possível a manipulação dos usuários, maximizada pelo crescimento do acesso à internet. Nesse sentido, é necessário que medidas sejam tomadas pelo governo, a fim de impedir a alienação das pessoas pelo controle de dados.

Em primeiro lugar, observa-se a intensificação do uso da internet entre todas as faixas etárias, de acordo com dados estatísticos disponibilizados pelo IBGE, em que 64,7% dos indivíduos com mais de dez anos de idade a utilizam. Sendo assim, é importante ressaltar que esse crescimento potencializa os sistemas algoritmos utilizados para aumentar o consumismo dos usuários, uma vez que as empresas de marketing notam a grande influência dessas redes na vida das pessoas. Desse modo, é imprescindível que políticas sejam criadas para que o crescimento da internet ocorra de maneira segura para a população.

Em segundo lugar, nota-se a manipulação do comportamento de uma pessoa a partir de informações oferecidas nas redes sociais. Esse fato é preocupante, já que a forma de pensar, consumir de um indivíduo pode ser alterada, apenas, por um conjunto de algoritmos. Esse cenário manipulatório já foi observado na 2ª Guerra Mundial, em que Adolf Hitler, com seu discurso, convenceu a maior parte da população alemã, a seguir os seus princípios nazistas. Portanto, no atual cenário e com a história presenciada, é preciso estabelecer limites para utilização de informações pessoais, de forma a impedir a manipulação do modo de pensar da sociedade.

Diante dos fatos supracitados, é necessário que o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, realize palestras alertando sobre a manipulação na internet, para pais e alunos, por meio de profissionais que conhecem os algoritmos utilizados, a fim de diminuir essa influência sobre a decisão das pessoas. Assim, é possível que o uso de informações pessoais na internet diminua no Brasil.


C1: 4/5 = 180 C2 C3 C4 C5 = 200

Aprovado em medicina na faculdade FASEH

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autocuidado, Djamila Ribeiro

Cuidar de si não é egoísmo ou algo exclusivo, mas autopreservação. Tem crescido a visibilidade de terapeutas holísticas, sobretudo negras Mulheres da minha família acreditavam que não podiam cuidar de

Um Enfermeiro, Machado de Assis

PARECE-LHE ENTÃO que o que se deu comigo em 1860, pode entrar numa página de livro? Vá que seja, com a condição única de que não há de divulgar nada antes da minha morte. Não esperará muito, pode ser