top of page
  • Foto do escritorRegina Mota

Mundo encantado, Regina Mota

Mundo encantado, cantigas de roda, sapequice a toda hora. Momentos mágicos, olhar de alegria, descoberta. Criança cai, levanta, pinta o sete, brinca, alegra, gira, roda e vai ao “tororó” beber água. Criança tem coragem, dá coragem, caminha na chuva sem medo de se molhar. Acredita na vida, no mundo, nas pessoas. Alegria, companhia, farra.


Criança lembra brincadeira: cabra-cega, carrinho de rolimã, boneca, futebol, estilingue, amarelinha, pipa. Mundo da criança tem balões coloridos, estouro de alegria, fantasia e sapatinho na janela à espera do Papai-Noel. Liberdade, brinquedo, bala, chocolate. Mundo da criança não tem pausa, tem fada, bruxa, bicho-papão, roda-gigante e montanha russa.



Com diversão e empolgação, há sempre vontade de ganhar colo, atenção, amor. Criança reinventa mundos e brincadeiras, sobe na árvore, na cama elástica, dá cambalhota, sente frio na barriga, pula corda e roda pião. Criança gosta de imitar macaco, avô, avó, pai, mãe, professor. Doçura no olhar, aconchego. Com jeito brejeiro de equilibrista gosta de pipoca, pirulito, circo, palhaço, piruetas com histórias encantadas.


Criança tem cheiro de sabedoria, encanto de quem vai ao mato, pega carrapato, carrapicho, nada no rio e engole piaba para aprender a nadar. Diversão, maluquice, gargalhada, peraltice.


Criança aprende, ensina. Tem delicadeza, doçura, cabeça com letras coloridas que escrevem poemas que dão rodopios no ar. Criança lembra ficar à toa, brincar de nada. Riso, pirraça, abraço, amor.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Brinquedo de palavras, Regina Mota

No livro todo sonho é possível: fada, bruxa, patinho feio que se transforma em cisne, princesa adormecida que é acordada por príncipe, que é transformado em sapo, em fera. Basta fechar os olhos. Ou ab

Novembro: início do fim, Regina Mota

A vida é um deserto de histórias: superação. Silêncio quebrado. Na mansão dos mortos, posso erguer o dia, lançar minha alma ao vento. O destino brinca de esconde-esconde. “Quando a Indesejada das gent

Arco-íris perfumado, Regina Mota

Adoro cheiro de mato, terra molhada, chuva com enxurrada no cascalho: primavera. Arco-íris perfumado coroa o céu colorido de pitangas vermelhas, cerejeiras em flor e flores de jasmim. Quando entrar se

bottom of page